quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Os Títulos E Os Conteúdos

Na página da internet do Jornal de Notícias vi um artigo com o seguinte título: "Idosas saem de centro para dar lugar a refugiados". Ao longo da leitura ficamos com a ideia clara que um grupo de idosas foi dividido por vários lares e que estas estão muito desconsoladas com a situação. "Após décadas de vida, as sete idosas são obrigadas a refazer as rotinas. Já não vão ao pão a pé, acabam-se as conversas de circunstância na calçada histórica e a missa do Largo da Oliveira fica longe de mais para as voltar a ver. A convivência familiar que tinham passa a estar apenas na memória."

Quando chegamos ao antepenúltimo parágrafo percebemos claramente que o jornalista Delfim Machado escreveu esta notícia claramente com o objetivo de manipular a opinião pública dando a entender que esta "família" de idosas seria separada por causa dos refugiados quando, na realidade, "A decisão de transferência das mulheres foi motivada pela falta de condições do Recolhimento das Trinas para funcionar como Lar de Idosos."

Mais uma vez usa-se um título para fazer furor nas redes sociais e leva-se demasiado a sério um princípio ironizado do jornalismo que nos diz para não deixarmos que os factos nos estraguem uma boa história!

Sem comentários:

Enviar um comentário