sexta-feira, 13 de novembro de 2015

A Arquitetura De Coimbra

em Coimbra, Portugal

O "Anozero" arrancou no sábado (31 de outubro) e Coimbra passou a ter uma bienal de arte contemporânea. São mais de 30 exposições espalhadas por toda a cidade e em confronto direto com o património herdado que hoje é classificado pela UNESCO.

A convite da organização do "Anozero" - o Círculo de Artes Plásticas de Coimbra -, faço parte deste grande evento com a colaboração na exposição "700+25 - A Arquitectura na UniverCidade". Aqui é possível olhar para Coimbra e destacar 25 edifícios que marcam uma nova época. São contemporâneos como todos os outros já foram e ainda são, mas destacam-se pela qualidade das linhas que os vincam.

700+25 é a idade da Universidade de Coimbra (UC) sendo que um quarto de século corresponde à idade do Departamento de Arquitetura da UC que, na opinião de Nuno Grande - um dos curadores desta exposição -, tem importância na qualidade das obras que se fizeram na cidade.

A minha colaboração nesta exposição prende-se com a produção de 27 vídeos sobre as obras destacadas na maquete com mais de 6 metros de comprimento e ilustradas com livros de obra.

Aqui ficam algumas fotos, os vídeos aparecerão mais tarde!
Arquiteto Sergio Fernandez, autor do projeto de requalificação do Mosteiro de Santa Clara A Velha
Arquiteto Alexandre Alves Costa, fundador do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra e autor do projeto de requalificação do Mosteiro de Santa Clara A Velha
Edifícios destacados da Exposição 700+25, A Arquitectura da UniverCidade
Arquiteto Álvaro Siza Vieira, autor do Pavilhão de Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário