quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Tudo À Volta Do Debate. E Os Outros?

O debate de hoje entre Passos e Costa vem reafirmar as queixas consequentes que os pequenos partidos fazem ao jornalismo no geral e às televisões em particular. Não podemos continuar a tolerar que se dê um destaque de tal grandeza a apenas dois partidos políticos em detrimento de todos os outros. Nesta campanha eleitoral até os partidos com assento parlamentar foram remetidos para segundo plano, sendo os debates em que participaram despachados para os canais de notícias no cabo.

Não acredito numa lei eleitoral para contornar uma decisão que deve ser exclusiva das direções de informação. Acredito no bom senso jornalístico que, embora não possa dar destaque igual a todas as candidaturas (são mais de 20!) deve, pelo menos, contornar a sua preferência evidente por determinados partidos. Fazer tanto alarido em torno de um único debate é apostar no voto útil. Os jornalistas que tomaram esta decisão quiseram dizer aos espectadores que a decisão se encontra apenas entre um dos dois candidatos que debateram em direto e em simultâneo em todos os canais generalistas. E desta forma negar a ascensão dos pequenos partidos em Portugal, motivada pela descrença nos partidos políticos que nos governaram durante todo o período de liberdade e, quiçá, ignorar também a possibilidade de explosão de fenómenos como o Podemos, em Espanha ou o Syriza, na Grécia. 

Aquilo que provavelmente vai acontecer do próximo dia 4 de outubro é uma das maiores fragmentações da Assembleia da República nos últimos anos. Se isso acontecer o jornalismo vai perceber mais uma vez que há fenómenos que lhe são alheios e terá que correr atrás do prejuízo. Vai ainda ter a percepção - mais uma vez! - de que já não domina a maior parte do fluxo informativo e, por conseguinte, perde poder. Poder que é necessário a uma sociedade livre.

P.s.: É necessário elogiar a direção de informação da RTP que em sinal aberto no horário nobre do seu segundo canal dá espaço a todas as forças partidárias que concorrem a estas eleições.

Sem comentários:

Enviar um comentário