quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Mais Um Sinal Da Fraca União

A Europa continua (cada vez mais!) a ser invadida por não-europeus que fogem da guerra. Acontece que, por razões óbvias, estas pessoas não podem ser extraditadas para os seus países de origem.

Quando os migrantes chegam a um país da União Europeia devem ser registados e, de alguma forma, passam a estar vinculados a esse país.

Isto significa que se estas pessoas chegarem a outros países da UE, como a Alemanha e a França, e se não forem aceites podem ser extraditados... não para o seu país de origem, mas para o país que primeiro os recebeu aqui na Europa.

Merkel e Hollande já vieram pedir aos países do sul como a Grécia e a Itália para não descorarem este processo de registo. Estes senhores estão preocupados com os migrantes que podem chegar aos seus países, mas ignoram as dificuldades que os países que os estão a receber estão a atravessar. 

Porque será que é mais fácil encontrar consensos para que a Grécia, Portugal, Espanha, Itália etc. paguem o que devem à França e à Alemanha e é tão difícil chegar a uma política comum de partilha de responsabilidades e de atuação internacional?

Acho que sei a resposta, mas é tão óbvia que não vou dizer...

Sem comentários:

Enviar um comentário