quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A Vetusta Universidade

Vender postais na baixa da cidade de Coimbra é uma atividade que me lembro de ver desde o dia em que cá cheguei. Na realidade os estudantes que vestem capa e batina para desempenharem esta atividade não falam em venda, mas sim em oferta. Na realidade os turistas dão o que quiserem por um postalito e uma foto com o trajado.

Esta semana foi notícia uma ação policial que visou a identificação destes jovens. A Universidade, na pessoa do vice reitor Luís Filipe Menezes, criticou duramente a atividade que "prejudica a cidade e o turismo", pôs em causa os estudantes que vendem na baixa ("nem sei se eles são estudantes", disse o vice reitor à RUC) e ainda especulou sobre o destino que é dado ao dinheiro que os jovens angariam. Luís Filipe Menezes sugeriu ainda que, se estes jovens são verdadeiramente estudantes e carenciados, devem inscrever-se nos serviços de ação social da Universidade de Coimbra. E inscreverem-se para quê? Para venderem outras bugigangas, também trajados, mas na alta da cidade onde, presumo eu, esta atividade já não deva prejudicar a imagem da cidade e do turismo.

É também provável que o senhor vice reitor queira que estes jovens vão trabalhar para uma cantina onde o pagamento é feito por senhas de refeição. Ou seja, os estudantes trabalham a preparar refeições e no final do dia de trabalho vão esperar os outros estudantes, nas filas da cantina, para que possam fazer algum dinheiro com as senhas de refeição que lhes são atribuídas como salário.

A Universidade tem que ser menos hipócrita. Não há dinheiro para tudo, mas a falta dele não deve servir de desculpa para indignidades. O trabalho só é digno se fôr remunerado justamente!

p.s.: deixei esta mensagem no Facebook aos meus amigos que vendem postais na baixa:
Prezados colegas que andais a oferecer postais na baixa da cidade, aproveitai a vossa experiência e segui o conselho do Sr. Vice Reitor da vetusta Universidade de Coimbra e ide vender senhas de alimentação para a fila das cantinas depois de um dia a encher de atum e milho pão comprido com extremidades arredondadas. Só precisais de trocar a batina pela bata amarelada pelos resquícios de ovo cozido. Aproveitai a oportunidade. É um trabalho bem mais fresco!

Sem comentários:

Enviar um comentário