sábado, 6 de junho de 2015

Um Novo Conjunto De Folhas Sem Agrafos

Desde o dia 4 de junho que "Coimbra tem ainda mais encanto". É este o slogan do novo conjunto de folhas sem agrafos que passará a estar disponível em diversos estabelecimentos comerciais da cidade. Se o slogan é revelador de uma falta de originalidade medonha, o que dizer do título: "Notícias do Mondego". E nem vou falar do design que colhe o mau gosto do roxo dado ao fundo do cabeçalho com letras de diferentes fontes, tamanhos e cores. Não fosse eu saber do que se tratava e acharia que estava na presença de um folhetim de uma qualquer seita ávida de fiéis.

Venho aqui falar desta nova publicação porque estava ansioso por encontra-la num café para poder contar como foi o meu encontro imediato com o "Notícias do Mondego". Sim, já estava à espera deste dia, mas confesso que achei que não iria chegar.
Primeira página da primeira edição do "jornal" Notícias do Mondego
Há uns tempos, uma amiga enviou-me um anúncio publicado no OLX que dava conta da necessidade de jornalistas para um novo projeto que ia nascer. Interessei-me por saber do que se tratava e se podia ser uma oportunidade de trabalho viável para mim. Enviei o meu currículo.

No dia seguinte fui contactado por telefone e foi-me perguntado se estaria disponível para uma entrevista presencial. Disse que sim.

Dois dias depois fui até ao centro comercial Avenida, na Sá da Bandeira, encontrar-me com os responsáveis por este novo projeto "jornalístico" da cidade.

Entrei numa sala desarrumada que estava a ser preparada para se transformar em redação. Foi-me apresentado um protótipo daquilo que seria esta nova publicação tal e qual como é hoje, incluindo as secções.

Logo de seguida foram-me apresentadas as condições: seria jornalista em regime de freelancer e não me podiam adiantar o valor pago por peça. Dependeria das receitas obtidas em publicidade. Mas era um trabalho ótimo, porque podia ser feito a partir de casa, sem necessidade de ir à redação (eles enviavam as informações e eu escrevia).

Mas nem só de más notícias vivia este projeto. Se tudo corresse bem, eu poderia ter o privilégio de fazer um estágio profissional a partir de setembro. Teria apenas que lutar para, dentro da redação, ser o jornalista mais destacado. Que honra!

As condições laborais deixavam muito a desejar, mas estes senhores queriam os seus funcionários felizes. E, embora se diga o contrário, a realidade é que o dinheiro traz felicidade. Como ganharia, então, mais dinheiro? Acumulando o cargo de jornalista com o de angariador de publicidade. Andaria pela cidade, durante o dia, de porta em porta a perguntar aos donos dos cafés, restaurantes, lojas e afins se queriam publicitar o seu negócio nas páginas do "Notícias do Mondego". Há noite escreveria notícias com rigor e isenção.

Posto isto, seria injusto tecer críticas duras a este novo projeto tão sólido. Deixo apenas um conselho: não leiam o "Notícias do Mondego" numa esplanada em dias de vento porque as páginas não são agrafadas.

P.S.: Um dos destaques do "Notícias do Mondego" é a existência das secções "Ladies", com assuntos claramente do interesse feminino como o tarot e receitas culinárias; e "Gentlemen" que trata assuntos do vinho, automóveis, futebol e, claro, mulheres descascadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário