segunda-feira, 8 de junho de 2015

Semana Fácil Para Eduardo Cintra Torres

Quando penso em cronistas e comentadores de jornais uma das coisas que mais me inquieta é a quantidade de conteúdos para serem comentados. Ou melhor, a quantidade de opiniões que um cronista tem que ter para aplicar aos inúmeros conteúdos noticiosos que são publicados diariamente. Eu tento manter um blogue algo expedito, mas há períodos em que não consigo expressar opiniões sobre as coisas que vão acontecendo.

Eduardo Cintra Torres, professor universitário, investigador, autor de vários livros sobre jornais, jornalismo e televisão tem tudo para ser um homem sério. Mas não é.

Talvez quisesse ser sério, mas o palco que lhe é oferecido não tem por hábito coadunar-se com o rigor que deve ser exigido a um jornal. E como em Roma, sê Romano, Eduardo Cintra Torres adapta-se ao escremento que é o jornal para o qual escreve.

Ora, a atividade deste homem é criticar os conteúdos de outras televisões e de outros jornais. E digo outros, obviamente em contraciclo com o "jornal" para o qual ele escreve: o Correio da Manhã.

Esta semana decidi dar-lhe duas sugestões em linha com o tipo de crítica que costuma fazer por, como disse no início, achar difícil encontrar temas para criticar todas as semanas:
Clínica "Génese do Tempo" em destaque numa publireportagem da CMTV
1) Uma televisão portuguesa incluiu numa reportagem, sobre a operação às orelhas de um jovem que ficou famoso no "Ídolos", uma publicidade descarada a uma clínica médica do Porto.

Fotomontagem feita por Carlos Neves faz destaque na 1ª página do CM
2) Um jornal português noticiou, com chamada de primeira página, a existência de um tornado no Montijo com base numa fotografia partilhada nas redes sociais que, veio a saber-se, era uma fotomontagem.

Não sei se será importante dizer que a referida TV é a CMTV e o referido jornal é o Correio da Manhã. Mas creio que não, afinal a isenção está acima de tudo.

Sem comentários:

Enviar um comentário