sexta-feira, 26 de junho de 2015

"America Is NOT The Greatest Country Anymore!"

©Tatiana Sapateiro, FREE CONTENTE LICENCE (Wikipédia)
Os Estados Unidos da América não são o melhor país do mundo. Retive esta frase dita pela personagem de Jeff Daniels no primeiro episódio da série americana The Newsroom. Não posso estar mais de acordo.

O país que hoje reconhece aos casais do mesmo sexo a possibilidade de se transformarem em parentes de primeiro grau através do matrimónio é o mesmo que mantém uma prisão onde se praticam atos de tortura aberta contra todas as vontades. Supostamente até a vontade do tacanho presidente.

Este belo referencial de nação é também conhecido por espiar países aliados, aceitar a pena de morte e invadir países orientais para escoar o seu stock de armas.

A decisão que agora aparece peca por tardia. Tão tardia que os americanos não deviam festejar este dia para que ninguém percebesse que a decisão havia sido tomada apenas em 2015. Muito tempo depois daqueles países que só usam um avião (e velhinho) nas visitas de estado a terem implementado.

Este país, de dimensão continental que nos leva à parolice de acreditarmos que são os melhores no cinema porque têm os Óscares, os melhores no jornalismo porque têm os Pulitzer e os melhores na política porque têm um cão de água português já não nos devia surpreender. Afinal só foram os primeiros a colocar uma bandeira na lua. E, mesmo essa, tinha linhas portuguesas.

P.S.: Estava aqui a pensar em que lugar deste texto deveria pôr a bonita referência à abolição da escravatura nos EUA. Sim, os EUA aboliram a escravatura em 1863. Depois do Haiti, UK, Portugal, Chile, França, Brasil, Venezuela, Peru...

Sem comentários:

Enviar um comentário