sexta-feira, 24 de abril de 2015

"Pimenta No Cu Dos Outros É Refresco"

É José Luís Peixoto quem empresta o título a este texto. A crónica, na Visão, mostra a perplexidade, ou talvez raiva. Quem sabe resignação. Não sei. É confuso falar dos outros, quando nos incluímos no seio desses mesmos outros. Mas não gostamos de fazer parte da equipa. Queremos sair dela. Não podemos. Somos iguais.

"Como se sentirão os prejudicados pelos bancos perante esse silêncio coletivo, esse abandono? E já que estamos em maré de perguntas: o que fariam esses mesmos indivíduos se não fossem eles os prejudicados?" pergunta José Luís Peixoto ao olhar para o rosto de alguns prejudicados pelos bancos em protesto mostrado pela televisão.

Vem-me à ideia o valor do humano. Quanto vale uma pessoa? Se nos animais essa avaliação é feita pela raça, o pedigree, a qualidade dos pastos ou a virilidade; nos seres humanos o local de nascimento é muito mais influente. O quilo de humano é muito mais caro no hemisfério sul e os ocidentais são os que batem valores record. E um oriental? É ao preço de uma gamba numa esplanada de Antananarivo.

Quanto vale cada um dos 800 que foram engolidos pelo mediterrâneo? E quanto vale cada um dos 12 que morreram em Paris? 

1 comentário:

  1. Quanto vale cada um dos 147 que foram mortes no massacre na Universidade do Quénia? E quanto vale cada um dos 12 que morreram em Paris?

    http://atualidadesbyclaudia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar