domingo, 13 de abril de 2014

Todos Temos Direito A Ser Informados

O Jornalismo, assim como outras (quase todas) áreas de negócio, está a atravessar uma crise formidável. Não há quem note um modelo de negócio sustentável e, paulatinamente, o jornalismo está a deixar de dar lucro. O que fazer para reverter esta situação? A transferência das notícias para a internet e os dispositivos móveis parece ser a solução. O consumo deste tipo de dispositivos está a aumentar exponencialmente e a familiaridade dos jovens é evidente. O problema coloca-se nas idades mais avançadas.

Com esta migração de suportes estamos a pôr em causa um dos pilares da democracia expressos, inclusivamente, na Constituição da República Portuguesa (CRP). De acordo com o artigo 37º da CRP “Todos têm o direito de [...] informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações”.


Pode não parecer evidente mas, grosso modo, metade da população portuguesa não sabe “ir à net” e aqui está o problema. Com a transferência da informação para os dispositivos electrónicos estamos a inibir uma boa parte da população de aceder à informação e, assim, a violar um dos seus direitos fundamentais.


Quando falamos no futuro do jornalismo há sempre a tendência de desviar as atenções no que diz respeito aos suportes. “Não há necessidade de falar no desaparecimentos dos jornais. O suporte não é importante, o que é importante é a qualidade da informação.” Dizem os profissionais e até alguns “especialistas”. Na minha opinião a questão dos suportes é muito importante. É necessário discuti-la porque, e referindo-me apenas a Portugal, o jornal de papel ainda leva notícias aos locais mais isolados do país e mesmo nas grandes cidades os idosos ou sabem das notícias pelo velhinho jornal de papel ou não sabem de todo.


Sem comentários:

Enviar um comentário