segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Frost/Nixon

Fotograma do filme Frost/Nixon de Ron Howard



Qual é o atual estado da política global? Se, na resposta a esta pergunta, concluirmos que a política não está bem vista pela sociedade em geral, então o que dizer sobre o caso retratado no filme Frost Nixon? 

Um apresentador de Talk-shows tenta a sua sorte e convida um antigo presidente americano, debaixo de fogo por causa de um famoso caso de corrupção, para um ciclo de entrevistas sobre o seu tempo à frente dos destinos da América. Até aqui tudo normal, o caso muda de figura quando percebemos que o afamado presidente Nixon apenas aceita o convite da estrela Frost porque este lhe promete pagar bom dinheiro. A pergunta, óbvia, que se coloca é: onde está a isenção jornalística? Acrescentando a isto o facto de Nixon querer aproveitar as entrevistas para, de certa forma lavar a sua imagem também não abonaria nada a favor da credibilidade deste programa que, inclusivamente começa a ser gravado sem a certeza de que qualquer televisão o aceite transmitir.
Este é um caso paradigmático daquilo que podem ser as intenções dos políticos quando se acercam dos órgãos de comunicação social, assim é minha opinião que qualquer que seja o trabalho jornalístico, deve ser feito por jornalistas e sem recompensas para os visados. Só assim se garante a plena concretização das bandeiras da classe jornalística: isenção, objetividade e profissionalismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário