sexta-feira, 12 de abril de 2013

O Jornalismo Não É Uma Profissão Qualquer

Jornalismo em Liberdade de João Figueira

O que é que pode acontecer quando dois jornalistas se juntam? Horas a fio de conversa sobre a saúde da profissão, ou melhor, do “ofício”, como Francisco Sena Santos lhe prefere chamar. 
Jornalismo em Liberdade é exatamente isso: um conjunto de conversas descomprometidas em que o autor, João Figueira, nos conduz pelo universo jornalístico nacional acompanhado por alguns dos marcos do quarto poder. 
João Figueira deixou-a para o fim, mas eu quero começar por ela: a “senhora televisão”. Título que Maria Elisa afirma ainda lhe assentar na perfeição. 
A mulher da política responde à pergunta “para que serve o jornalismo?” de forma clara: 
“Serve de intermediário, sempre, entre o poder ou os poderes, porque não há um só poder, cada vez há menos só um poder(...)”
Joaquim Letria também é claro na resposta, embora em sentido contrário. 
Acredita “cada vez menos” no jornalismo “porque felizmente ele vai sendo cada vez menos necessário”. 
“Eu penso que [o jornalismo serve] para vender jornais, sobretudo”.
Chegamos a um ponto que, como lhe chamou Mário Zambujal “A profissão mais antiga do mundo, mesmo mais velha que a outra” perde sentido. De facto, para que serve o jornalismo? 
São precisas artimanhas para captar leitores, os jornais vendem cada vez menos. Se o público, que é o destinatário do jornalista, não quer ter informação - ou melhor, não quer ter informação pormenorizada - quem se vai preocupar com o jornalismo de qualidade (isento e credível)? Os empresários que detém as grandes empresas de média? Obviamente que não, até porque esses pouco percebem de jornalismo, são uns “cínicos” como diria Kapuscinski. 
A quebra dos jornais não caiu porque as pessoas não se querem informar. Caiu porque as novas tecnologias, apoiadas na internet e na figura do cidadão repórter, trazem tudo facilmente. Eu diria, falseando a sabedoria popular, que de jornalista e de louco todos temos um pouco. 
Vicente Jorge Silva acredita mesmo que os jornais diários podem desaparecer dentro de pouco tempo, afetados pela nuvem tecnológica e, acrescenta, “nem a rádio nem a televisão tiveram um impacto tão grande no papel” [p.141]. Joaquim Letria alinha pelo mesmo diapasão: 
“Estamos a entrar numa fase em que não é preciso mais intermediários nem mais vendedores de ideias nem de factos. As pessoas já lá chegam diretamente (...) não precisam de gente que as manipule nem que as aldrabe (...)”.
O antigo repórter da BBC e da Associated Press está claramente zangado com o jornalismo. Qualquer aspirante a jornalista desistiria do seu percurso ao ler estas palavras de Letria. 
Não penso desta forma. Alinho melhor com os dizeres de Francisco Sena Santos que trata o jornalista como um artesão que procura “explorar as noções complexas da forma mais simples possível”.  
Joaquim Letria é, no fundo, um provocador. Gosta de lançar achas para a fogueira. Confesso que começo a entrevista a discordar dele mas acabo a pensar como ele. Gostava de ser como o Tim Tim “de ir á lua e andar de foguetão e ter um capitão Rosa (...)” e no final de todas as aventuras contar histórias. Mas sem usar o Facebook.

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