sexta-feira, 26 de abril de 2013

Em Roma Os Carros Não Param Nas Passadeiras

em Roma, Itália

Não tive muito tempo para visitar Roma. Apenas seis horas que acabaram reduzidas a cinco por causa do atraso do voo. Ainda assim arrisquei. Nunca tinha estado na capital de Itália e também não sabia quando iria surgir uma nova oportunidade. Aquilo que vi não chega para a descrever mas chegou para lhe sentir o pulso.
Estive em Roma a propósito de uma viagem a Atenas. Fiz escala de meia duzia de horas que deu tempo para apanhar o Leonardo Express, um comboio que liga o aeroporto ao centro da cidade de Roma, sem paragens intermédias. A partir da estação de Termini não tinha ideia do que ia fazer. Apenas passear. Sentir a temperatura escaldante que se fazia sentir em Abril: 32ºC, apontava o painel eletrónico de uma farmácia.
Roma é uma típica cidade europeia. Quer os passeios, quer as estradas estão cheios que nem um ovo. Pessoas que vêm do trabalho, pessoas que vão para o trabalho, pessoas que fazem turismo, pessoas que fazem negócio com tendas de bijutaria e recordações de itália e pessoas que, simplesmente, vivem a sua vida, de phones nos ovidos, que passam um pouco ao lado do fernesim.
O ar parece pesado e abafado. O sol forte dá o seu contributo mas a poluição automóvel é a principal responsável pelo clima citadino.
Não há muito mais a dizer sobre Roma, pelo menos para já. Não é justo para cidade nenhuma ser avaliada com tão poucas horas de observação e de vivência. Mas prometo voltar, com mais tempo, pelo menos tempo suficiente para poder esperar que os automobilistas parem nas passadeiras para me darem passagem - é verdade, parar nas passadeiras não é, de todo, uma tradição italiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário