domingo, 24 de fevereiro de 2013

Um Jornal Pode Falir Por Ter Leitores A Mais

Sabiam que um jornal pode falir por ter leitores a mais?
Esta é uma questão curiosa uma vez que o preço que pagamos por um jornal, na banca, não chega para pagar a produção desse jornal. É preciso pagar jornalistas, comentadores, tecnicos, designers, impressão e tudo o resto a que uma empresa está sujeita. Mas se o dinheiro que pagamos pelo jornal não chega, como é que o jornal se financia? Esta é uma pergunta de resposta fácil: pela publicidade.
A publicidade presente num jornal, revista, televisão ou qualquer outro meio de comunicação vive do incentivo ao consumo. E se o incentivado (o leitor do jornal) deixar de ter dinheiro, as marcas não vão gastar mais dinheiro com publicidade porque elas próprias se vêm afetadas pela falta de consumidores. Daí que um jornal possa falir por ter leitores a mais. O custo de produção não é suportado pelo pagamento de capa ainda assim tem que ser produzido em grandes quantidade para chegar a todos os leitores.
É por esta razão que revistas destinadas a nixos conseguem sobreviver de forma mais eficaz. Tendo poucos clientes têm poucos custos com a impressão e difusão dos seus cadernos e, tendo em conta o tema tratado, conhecem bem o seu público e as marcas investem de forma mais segura.
FOTOGRAFIA: "Quiosque do Sr. Machado" em Coimbra - http://denunciacoimbra2.wordpress.com/2013/01/15/o-quiosque-do-senhor-machado-fechou/ 

Sem comentários:

Enviar um comentário