terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Basófias Anda A Fazer Fintas Na Areia

em Coimbra, Portugal
Ainda se navega no Mondego. O Basófias é o barco que continua a fazer companhia às outras embarcações que por ali podem passear sem grandes problemas: as canoas da Académica. Mas o certo é que o mítico barco que deve o seu nome às águas que o acolheram em 1993 pode estar de saída. As condições de assoreamento não são as melhores e não há um passo em frente para que a situação se resolva. O Basófias encalha com frequência e, segundo informações dadas aos passageiros durante o passeio pelo rio de Coimbra, a profundidade de navegação varia entre os 75 centímetros e os 2 metros.
A empresa gestora já ameaçou com a saída para outras águas e, de acordo com o desenvolvimento da situação, parece mesmo que o Basófias vai conhecer outras marés, talvez com menos areia.
Este é um barco que mostra a cidade dos estudantes de baixo para cima. Talvez da forma menos elitista. Se por um lado a alta da cidade espelha a excelência do ensino superior, do conhecimento e da investigação científica, a zona navegável do Mondego olha de baixo, discretamente, para a Universidade de Coimbra.
Não é um barco histórico nem tão pouco, excelente do ponto de vista da sua construção estética. É um barco de turismo com tantos outros, com excursões frequentes cujos participantes se entertem a tirar fotografias com a Cabra em fundo ou a comer especialidades da região como é o caso do Leitão acompanhado de um bom vinho branco.
Aqui está a melhor forma de conhecer a cidade dos estudantes , a bordo do Basófias Coimbra tem muito mais encanto e fica a vontade de passar mais tempo em cima do Mondego. (Antes que seja impossível).
FOTOGRAFIA: © Cláudia Paiva, Novembro 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário