quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

A Vida Gelada De Iasi

em Iași, Roménia
De acordo com os dados fornecidos pela Wikipédia acredito que Iasi seja uma cidade com as mesmas dimensões do Porto. O número de habitantes e de área são as únicas semelhanças. Embora na Invicta o tempo também seja instável, por vezes, nada que se compare com a queda acentuada de neve que assistimos na capital da Transilvânia. 
Esta é a primeira característica que salta à vista: o frio. Mas não é preciso pisar o solo de Iasi para chegar a esta conclusão. Já em Bucareste era assim. Mas o certo é que nos 9 dias que estive na ponta Este da Roménia só vi nevar duas vezes. Neve que bastasse para deixar as rodas dos carros escondidas, os passeios intransitáveis, o chão escorregadio e a paisagem completamente alterada. No dia em que cheguei ainda não tinha caído neve durante todo aquele início de Inverno. Mas o certo é que bastou um primeiro dia de neve intensa, sem parar, para acordar numa cidade completamente diferente.
Como é compreensível não é fácil andar na rua em Iasi. A menos que bem agasalhados. Mas se na maioria das cidades portuguesas os fortes declives que as caracterizam me obrigam a preferir transportes públicos em vez de andar a pé ou de bicicleta, por exemplo, nesta fria cidade é o gelo que se acumula no chão que me tira a vontade de andar a pé. Para fazer uma distancia curta optei por usar o elétrico, muito parecido aos nossos de Belém. Ao entrar, e antes de validar o bilhete numa máquina antiga que corta, literalmente, os bilhetes, como se estivéssemos no século passado, desaperto o casaco e tiro o gorro e luvas. A climatização faz-se sentir eficazmente. Embora o sistema de validação de títulos de transporte, e o próprio transporte sejam anacrónicos não fata, no interior um plasma que mostra o circuito do eléctrico no mapa da cidade e alguma publicidade não a marcas conhecidas mas àquilo que parecem ser pequenas empresas. Mesmo lojas de bairro. O regresso a casa não parece correr tão bem. Já passa das seis da tarde (é de noite desde as quatro e vinte) e as lojas de venda de bilhetes já estão fechadas.
Embora a pobreza seja evidente nas ruas, com pedintes em cada esquina, Iasi não deixa de ter inúmeros centros comerciais. Estive em três deles. As lojas são as comuns, sinais da globalização. Não falta o McDonald´s ou a Zara. O que mais me impressionou foi, aquele que dizem ser, o maior centro comercial da Transilvânia. Com pista de gelo e tudo. À semelhança dos maiores da Europa. Em Portugal apenas será comparado ao Dolce Vita Tejo ou ao Freeport. É é no interior dos centros comerciais que parecem dividir-se as classes. Pessoas bem vestidas e apresentáveis, bem diferentes da maioria que vemos na rua a pé. Estas, aposto, têm carro pessoal e compram, em muitas lojas, com euros. A preços europeus. Nada de pechinchas como na rua. Posso mesmo dizer que o preço do McDonald´s não varia na Roménia em relação a Portugal. E se na rua vemos que a marca predominante de automóveis é a Dácia já dentro do centro comercial as únicas marcas que se vendem são a BMW, Mercedes e similares. O fosso entre ricos e pobres é evidente.
Uma cidade bonita, sem grandes monumentos. Ainda assim a neve transforma-a e faz parecer que estamos numa cidade calma. Quando, à semelhança da capital, vive intensamente, pelo menos durante todo o dia.
A neve de Iasi parece esconder, ou dar outro brilho, aos bonitos jardins que rodeiam edifícios públicos como a Camara ou o Teatro Municipal. A fé é ortodoxa. As catedrais não têm bancos. Aqui reza-se de joelhos ou sentado na manta que se trás de casa. Nem por isso são menos imponentes estas catedrais que tocam o céu e, no interior, são repletas de bonitas pinturas a fresco.
Não é, de todo, uma metropole à medida das grandes cidades Europeias, mas é por isso que Iasi tem o seu lugar bem definido.
FOTOGRAFIA: © Cláudia Paiva, Dezembro 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário