sábado, 3 de novembro de 2012

O Passeio Da Realeza

em Lisboa, Portugal
No sítio que em tempos foi o picadeiro real do Palácio de Belém nasceu o museu mais visitado da rede pública portuguesa: o Museu dos Coches Reais. Com carruagens feitas em Portugal, Itália, França, Austria e Espanha os coches contam a história de 3 séculos e fazem parte de autênticos diários de bordo da realeza de Portugal e de outros tantos ilustres que visitaram o nosso país. 
Destacam-se, na galeria principal os meios de transporte ao estilo de Luís XVI forrados a veludo vermelho e ouro com exteriores esculpidos com alegrias a armas reais. A principal atração do Museu é mesmo a carruagem onde se deslocava o Rei D. Carlos I e o Principe herdeiro, D. Luís Filipe quando foram assassinados no atentado de 1908. O Museu dos Coches conta também a história do exílio dos reis para o Brasil, aquando das invasões francesas, com o coche utilizado por D. João V no regresso de terras de Vera Cruz.
Mesmo em frente ao Museu dos Coches, no antigo local das oficinas gerais do exército, está, aparentemente  na fase final de construção um novo edifício do arquiteto brasileiro, Paulo Archias Mendes da Rocha, para onde se deverá mudar o Museu que recebe cerca de 250.000 visitas por ano.
FOTOGRAFIA: © Cláudia Paiva '12

Sem comentários:

Enviar um comentário