terça-feira, 13 de novembro de 2012

A Rádio Antes Dos Cravos


Programação:

A Rádio antes da revolução dos cravos era “uma rádio introvertida, virada para si mesma, envergonhada e inibida” [CRISTO:2005]. Muita música, proveniente das famosas rodelas pretas, separada por publicidade e dois dedos de conversa entre, normalmente dois locutores. Sumariamente uma rádio cujo principal objectivo era entreter tendo como ganhadores de audiências os programas de humor, os folhetins, os discos pedidos e os programas desportivos. 
Depois dos programas de humor perderem algum do seu público muito por causa da perda de graça (diziam os críticos) e o excesso de publicidade, foram os folhetins que começaram a dominar a antena ao longo dos anos 60 afirmaram-se com um dos principais alicerces audiométricos das emissoras. 
Os programas de discos pedidos representavam, também, uma parte muito substancial do consumo radiofónico. As rádios, mesmo as mais pequenas e menos conhecidas, registavam, na época, vários pedidos de discos e os seus locutores eram acarinhados com inúmeras cartas que, em algumas emissoras chegam a ultrapassar os dois milhares por mês. Este tipo de formato era tão bem recebido pelo público que as rádios concorriam entre si com programas de discos pedidos no mesmo horário. O maior êxito de todos, “Quando o Telefone Toca”, chegou mesmo a ser emitido, ao mesmo tempo, pela Rádio Renascença, o Rádio Clube Português (RCP) e pelos Emissores Associados de Lisboa. 
Motivado pelo Hóquei em Patins, modalidade na qual Portugal era habitualmente vencedor, o desporto também assumia um papel bastante relevante na antena. 
Na área da programação a rádio, tal como a conhecemos hoje, terá nascido no Verão de 1959 quando a Rádio Renascença lança uma nova grelha de programas sob o lema “mais música e menos palavras”. Paralelamente a este fenómeno assistimos ao alargamento dos horários de emissão das rádios portuguesas que começaram por atingir as primeiras horas da madrugada. Em Agosto de 1963 o RCP lança o programa “Sintonia 63” que é transmitido depois do “Meia-Noite” (que havia começado a ser transmitido entre a meia noite e as quatro da manha do dia 10 de Outubro de 1959) e, ligando as 4 às 6 da manhã transforma o Rádio Clube na primeira emissora a ter transmissão ininterrupta. 

Informação:
“Toda a gente parece andar de máquina na mão em busca de notícia. Será que de repente, a rádio decidiu vir, finalmente, para a rua? Viva a iniciativa e toca a entrevistar”, aplaudia a crítica em 1967 (“Rádio & Televisão”). 
A rapidez e a dimensão sonora e a forma como isso pode ser adequado à informação são os campos de interesse da generalidade das estações. Ao longo dos anos a informação começa a descobrir o seu espaço na rádio e a deixar de ser exclusivamente produto dos jornais. O primeiro interesse pela adaptação da informação noticiosa à rádio surge com o programa “Rádio Jornal” do RCP que em duas horas este autêntico jornal radiofónico juntava notícias, reportagens e música. 
Em 1960 surge em Portugal uma revolução na forma de fazer informação radiofónica. Os textos de jornal, extensos lidos na antena passam a ser previamente tratados e apresentados ao público de forma adequada à difusão radiofónica. Também os noticiários deixaram de ter hora certa para serem transmitidos para passarem a surgir sempre que um acontecimento o justifique. Tudo isto aconteceu no Rádio Clube Português que foi, mais uma vez, pioneiro no avanço da forma como nos habituámos a ouvir rádio em Portugal. 
O assassinato de John F. Kennedy é um bom exemplo para ilustrar a rapidez na difusão das notícias que começava a ser cada vez maior. Começou a desenvolver-se a tendência para diminuir o tempo do acontecimento em relação ao tempo em que a notícia era dada. A Emissora Nacional adoptou mesmo o slogan “as notícias chegam e vão direitas ao seu receptor”. 
No início da década de 70 a rádio começa a alterar as suas fórmulas e passou a deixar de se cingir apenas aos estúdios para começar a visitar residências, escritórios, fábricas, oficinas, no fundo o epicentro das notícias.

Sem comentários:

Enviar um comentário