quinta-feira, 1 de novembro de 2012

A Amizade Consegue-se Pelos Presentes

em Lisboa, Portugal
A casa do Presidente da República está acessível através da iniciativa do Presidente Jorge Sampaio que ali ergueu o Museu da Presidência da República. O Palácio de Belém acolhe o público e mostra-lhe a história da Democracia lusitana através de imagens, videos e objetos. 
A história de Portugal dos últimos cem anos passa invariavelmente por Belém. Foi naquela zona nobre da capital que foram recebidos pelos diferentes presidentes chefes de estado e figuras de grande relevância a nível global. E é com estas relações externas que um país cresce e ganha aliados e visibilidade, daí que o Museu da Presidência se faça, em grande parte, de peças que em algum momento foram oferecidas a Portugal como sinal de reconhecimento, amizade, lealdade ou simplesmente cortesia.
A troca de presentes entre povos é quase tão antiga como a sociedade e simboliza a paz entre eles. Cada um dos presentes recebidos em Belém transporta consigo referências ou aptidões de um determinado país acrescentando-lhe uma memória coletiva ou uma ideia de futuro.
Provenientes de vários sítios de mundo os presentes expostos na casa do Presidente mostram as relações saudáveis entre com os povos amigos de Portugal.
Através das fotografias dos vários presidentes e da tecnologia é possível passar em revista as biografias de todos os chefes de estado conhecendo assim de forma mais pormenorizada a importância de cada líder para o cimentar de um regime ainda em crescimento. Por outro lado afirmando-se com um carácter de serviço público a loja do Museu coloca à disposição imensas obras literárias construidas por especialistas em diferentes matérias da sociedade, que vão desde o jornalismo à economia, passando pela política e sociedade, ao preço da chuva.
Passando por Belém é impensável, para além dos pasteis, não fazer uma visita ao Museu da Presidência da República situado no coração do Palácio de Belém.

Sem comentários:

Enviar um comentário