segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O Paço

em Guimarães, Portugal

De longe, incoscientemente, parece que deixamos Guimarães e passamos a estar na Londres industrial (as grandes chaminés cilíndricas enganam). A ilusão passa de pressa. Quando nos aproximamos e somos recebidos por D. Afonso Henriques, aquele que bateu na mãe e disse que a partir daquele momento seriamos portugueses. Mas deixemos de parte o primeiro rei de Portugal e concentremo-nos no Paço dos Duques de Bragança, hoje sede oficial da Presidência da República no Norte. 
Construido para D. Afonso viver com a sua segunda mulher, Dona Constança de Noronha, a obra era imponente para a época tornando-se num exemplar único em toda a Península Ibérica. Ainda assim após a morte de D. Constança (1480), primeira Duquesa de Bragança, o edifício foi, paulatinamente, deixado ao abandono e teve mesmo que sofrer obras de requalificação a partir de 1937, data em que também o interior foi amplamente recheado com objectos que ainda hoje estão à vista de quem os quiser admirar. Entre mobiliário, peças de decoração, armas ou arquitectura tudo está bem conservado e documentado. De todo o material destacam-se as Tapeçarias de Pastrana pelo grande contributo para a documentação dos descobrimentos portugueses que contam algumas das aventuras lusas pelo Norte de África. É também importante destacar o conjunto de móveis portugueses pós-descobrimentos nomeadamente o conjunto de contadores com as suas inúmeras gavetas. O Paço dos Duques de Bragança está repleto de autênticas obras de arte sendo uma grande parte de produção nacional. É impossível não lembrar os filmes e telenovelas de época e não imaginar aqueles espaços cheios de pessoas das mais altas classes portuguesas com roupas cheias de charme. 
O monumento nacional classificado pelo Instituto Português do Património Arquitectónico está imponente a fazer sombra ao Castelo de Guimarães na Colina Sagrada e ambos criam a paisagem perfeita no coração da maternidade de Portugal.

FOTOGRAFIA: © Cláudia Paiva '12

Sem comentários:

Enviar um comentário