segunda-feira, 16 de julho de 2012

Ponto & Vírgula


Foi em Outubro de 2011 que, numa reunião de redacção, enquanto se discutia a nova grelha de Inverno da Rádio Universidade de Coimbra (RUC), me calhou, quase ao acaso, a coordenação do Ponto & Vírgula, e, por seu turno, a pasta editorial de Academia e Ensino Superior que ocupam os primeiros lugares da pirâmide invertida da RUC.

A primeira dor de cabeça que se almejava resolver era o nome do programa. Não podia continuar a chamar-se Observatório Superior porque o novo formato ía, ao contrário do anterior, integrar, também, toda a área da educação quer fosse ensino superior, primário, básico ou secundário. Assim, como quem não quer a coisa, acabo por lançar o nome "Ponto & Vírgula" para o ar. Mas porque "Ponto & Vírgula"? Nem eu próprio sei, mas o certo é que ficou e, ao mesmo tempo, inviabilizou o nome do Diabo a Quatro (programa da RUC com espaço para o debate de temas de nível nacional comentados por docentes das diferentes faculdades da Universidade de Coimbra (UC) ) que tinha como nome previsto "Pontos Cardeais" e, segundo a directora de informação, eram "pontos a mais" para uma só grelha de informação.

Na estreia, a 18 de Outubro de 2011, o programa que prometia abordar diferentes temas em diferentes formatos (entrevista, reportagem, debate, etc...), teve como convidado o reitor da UC, o Professor João Gabriel Silva. Pode-se dizer que esta primeira edição não podia ter corrido melhor, uma vez que as palavras do antigo director da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC foram ouvidas e destacadas na primeira página do Jornal de Notícias em manchete.

A partir daqui melhorar era difícil, mas continuava a ser importante ganhar espaço e reconhecimento.
Confesso que uma das maiores dificuldades é conseguir juntar na mesma mesa, entidades tão importantes quanto ocupadas como é o caso da Reitoria da UC ou da Camara Municipal.
Não tendo acesso aos dados, pelo "feedback"que me foi chegando, os programas mais ouvidos foram, sobretudo, dois: No auge das polémicas, mesmo a nível nacional, que levaram a praxe de novo para as primeiras páginas dos jornais, o programa que colocou o Dux Veteranorum e os professores da UC descontentes na mesma mesa foi, sem sombra de dúvidas, um dos programas mais ouvidos. Em segundo lugar penso que o debate que colocou Dino Alves e Fabian Figueiredo frente a frente também teve uma larga audiência uma vez que estes dois actores da vida política académica são conhecidos pelas suas divergências partidárias e de opinião.
De todos os programas destaco dois que gostei, particularmente de fazer. O primeiro refere-se à entrevista ao reitor da UC, porque, para qualquer jornalista, é bom ter alguém com responsabilidades que se pode comprometer com resoluções de problemas, ou até mesmo, esclarecer dúvidas que persistem. Em segundo lugar colo o penúltimo programa da série que foi conduzido a meias, no qual abordamos um tema que, muitas vezes, passa desapercebido, o regresso à faculdade de pessoas mais velhas que por alguma motivo tiveram que abandonar os estudos "quando eram novos".
O Ponto & Vírgula foi a escola necessária para cimentar pilares na formação que a Rádio Universidade de Coimbra me deu.

Lista de reprodução com os PodCasts do Ponto & Vírgula:

Sem comentários:

Enviar um comentário