sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cidade Com Vida Debaixo De Terra

em Paris, França
© DP'12
Os valores, as regras, as decisões existem desde sempre mas foram criados, recriados, adaptados e até aldrabados para que o Ser Humano pudesse voltar atrás. E a história vai-se repetindo, reproduzindo, afirmando ou simplesmente esquecendo, ainda assim há obras que, como o metropolitano de Paris, faziam sentido há 112 anos e que actualmente fazem as cidades viver.
O abismal em obras como a inicialmente conhecida "Estrada de Ferro Metropolitana", só é perceptível quando tomamos consciência do difícil que é fazer um túnel em pleno século XXI, e é então que a pergunta, óbvia, surge. Como é possível? 
Rede do metro de Paris (Mapa utilizado na minha visita à cidade)
Os números são o comprovativo necessário para demonstrar a grandiosidade deste meio de transporte que se congratula com o galardão de ser o quarto maior da Europa logo a seguir a Londres, Moscovo e Madrid, respectivamente. 
O sistema ferroviário subterrâneo está dividido em 16 linhas, com 213 quilómetros e mais de 300 estações separadas, em média, 300 metros. 

  
© DP'12
O Metropolitano da capital francesa tem investido bastante na modernização das linhas e, por conseguinte, no aumento da rapidez de viagem. A linha 14 e a linha 1 (representada na fotografia pela estação Franklin D. Roosevelt) estão inundadas de tecnologia. Os comboios circulam sem tripulação o que aumenta o espaço para passageiros nas carruagens. Por não existir maquinista todos os cais destas futuristas estações têm barreiras de segurança que apenas são abertas quando o comboio pára.

  
© CP'12
Paris é, de facto, uma metropole europeia e por isso a cultura aparece ao virar da esquina. E como não podia deixar de ser, o movimentado meio de transporte subterrâneo é palco de muitos eventos musicais. Podemos começar por duvidar das capacidades artísticas de quem toca ou representa no metro, mas nem precisamos de querer parar para isso acontecer. A qualidade invádenos, e não estando sujeitos ao ritmo frenético dos demais transeuntes acabamos por ficar a ouvir um acordeonista, um cantor ou até não menos vulgar uma banda de rock composta por vocalista, baixista, guitarrista e baterista. 
Mas nem só de música se faz a cultura metropolitana, são várias as estações que oferecem aos passageiros exposições de obras de arte feitas, por exemplo com materiais recicláveis.
Tudo isto num vão de escada do Metro de Paris que vive à velocidade da luz.


  
© DP'12
O Metro impõe-se como o meio de transporte ideal para visitar a cidade, a sua rapidez, flexibilidade e facilidade de utilização são motivos mais do que suficientes para estar no topo da lista do meio de transportes a utilizar. Perder-se é mesmo o mais difícil dentro da rede subterrânea. O Metro tem em todas as estações inúmeras placas indicativas e mapas muito fáceis de seguir que facilitam a vida aos passageiros.

São apontadas criticas a este meio de transporte, uma vez que a cidade não é visível através dele, mas com o tempo que se poupa entre monumentos e locais a visitar pode visitar-se toda a cidade com mais calma. A "Estrada de Ferro Metropolitana" serve também para ajudar a encontrar o norte quando nos perdemos à superficie, uma vez que basta procurar uma estação de metro para reencontrarmos o caminho para casa. 

Sem comentários:

Enviar um comentário