terça-feira, 15 de maio de 2012

Do Mais, O Menos

em Paris, França
© CP'12



Na Rua Rivoli, em Paris, está um dos melhores museus do mundo. Cenário de filmes o Louvre atrai por tudo menos pela Mona Lisa.


Confesso que não as contei, mas depois de uma breve pesquisa cheguei ao redondo número de 380 mil obras. Um número destes é, por si só, esclarecedor da atracção dum museu que não se pode destacar apenas por um só retrato.
Para começar o edifício onde se situa o museu mais visitado do mundo é duma imponência tal que, como se costuma dizer, deve ter uma código postal só para si. O real Castelo do Louvre tem mais de 800 anos e aquando da sua fundação, por Filipe II, tinha como principal função a protecção de Paris das invasões Vikings. Daí a sua grandeza. 
Mas voltando ao actual Museu do Louvre, embora as obras lá presentes sejam famosíssimas e de pura beleza é óbvio que quando se fala em Louvre, fala-se em Mona Lisa. Por curioso que pareça todos os que vêem o retrato, pintado por Leonardo Da Vinci, ficam desiludidos. O quadro é pequeno, está rodeado de segurança, tem um vidro que impede a qualidade das fotografias e montes de chineses a tirar fotos em todas as posições à frente da barreira que fica, exagerando, meio quilómetro afastada da obra.
© CP'12
No meio de tanta e tão boa arte para quê perder tempo com esta que, embora envolvida de fama e misticismo, pouco mais é que um retrato como tantos outros que já vimos. É ainda um desrespeito pelo próprio autor que mais vistosas obras assinou.

Depois de ultrapassada a frustração causada pela apoucada Mona, a visita continua. A partir daqui sim. Sem desilusões. Agora a palavra chave é surpresa. Quando não se está à espera de nada, o qualquer coisa já é bom. Mas o Louvre dá-nos mais que qualquer coisa, dá-nos tudo.
Obras de grandes artistas europeus destacam-se assim como se destaca um leque vasto de artefactos do Egipto que parecem nunca ter saído de moda.
© CP'12
O Museu do Louvre é, de facto, fantástico. Visita-lo com minúcia e degusta-lo devidamente requer mais tempo que uma simples manha. Merece até uma viajem de propósito a Paris apenas com o objectivo de vasculhar oito mil anos de Oriente e Ocidente.

4 comentários:

  1. Paris é mesmo fantástico e quando se tem boa companhia, torna-se fantástica e ainda com mais charme. Adorei o Museu do Louvre (e da manhã que lá passei) fiquei mesmo deslumbrada e com um cansaço visual :)

    ResponderEliminar
  2. esqueces-te de mencionar que o espolio de arte, esta a ser digitalizado e disponibilizado no Google...mas claro não é a mesma coisa...

    ResponderEliminar
  3. http://www.googleartproject.com/collections/
    Ainda não esta o do Louvre... Por enquanto XD

    ResponderEliminar